Bloco de Gelo

A bancada norte do Estádio dos Arcos algures entre 1998 e 2003 d.c. pariu o bloco. Ousado, o bloco fez-se blog, dando azo a que se carimbe neste robusto espaço, local semi-cibernético, mundo de nautas muito pouco arejado e em que tudo é bastante firi-wiri. Diz-se mal do Luís Campos e bem do Rio Ave. Falamos de bola, política, clássicos, Café Fernandes, Rena batanete, jogos no parque. De João Bolas a Mogrovejo, tabelando em Clóvis, repique na Tia Lina e acabando no Ziad.

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Uma analogia daquelas...

Antes de mais, peço desculpa aos elementos do blog de gelo e ao próprio Paulo Portas, assim como ao partido que representa, por não ter escrito aqui nada sobre ele nas útimas 3 horas.
Nesse pedido de desculpas vai anexado este post.
Esta história da morte da irmã Lúcia realmente é triste. É triste ver gente a usufruir da sua morte para aprofundar o toque nos mais crentes, é triste ver muita gente muito triste porque morreu um símbolo da Igreja Nacional, é triste ver um Paulo Portas, sujeitinho inqualificável a fazer da irmã Lúcia bandeira de campanha e a puxar pela lágrima em discursos e entrevistas.
Gostava apenas de dizer meia dúzia de coisas acerca disto tudo. Primeiro as reservas que muita gente coloca, inclusive membros da Igreja, às supostas aparições de 13 de Maio, que dificultou em parte o processo da beatificação junto do Vaticano. Passo a explicar. Não vos direi novidade nenhuma que ao longo dos tempos a Igreja Católica já usou das mais desgraçadas cambalhotas religiosas para cativar novos elementos e sossegar as almas crentes. São conhecidos alguns factos que poderiam levar à classificação da aparição como uma fraude digna de registo. Factos que passarei a explicar mais à frente. Entretanto convém relembrar a boa relação existente entre Igreja e estado novo em 1917 e recordar a interessante frase de Lúcia que revela que Nossa Senhora lhe conta que António Salazar foi o homem escolhido pelo Nosso Senhor para governar (?) um Portugal triste e com revolta escondida pelo seu dono.
Lúcia revela entretanto que Maria lhes apareceu virgem, a bíblia refere que Maria posteriormente engravidou e teve mais filhos. Um segredo é algo intrigante, agora imaginem três a serem revelados aos poucos e poucos acabando o ultimo por ser revelado em 2000. Será que Cristo ou Maria faziam tanta questão em guardar esse segredo? Se era realmente um milagre não teria sido melhor revelar os segredos só para avisar a malta que vem aí coisa ruim, só naquela?? E o manifesto anti-comunista que é o 1º ou o 2º segredo que revela que a Russia para ter paz precisa de se converter e "não espalhar os seus erros pela Europa". Muitas missas de sábado foram rezadas em prol da conversão da Russia. E o 3º segredo que era somente um aviso da tentativa de homicídio a que João Paulo II foi sujeito. Não foi revelado, ou melhor...foi em 2000, largos anos após a tentativa. A história do milagre de Fátima chega ao ponto de ter discrepâncias com a própria Bíblia. Há mais, só têm que pesquisar.
O funeral de Lúcia foi dividido em dois. O funeral do povo e o funeral da família. Paulo Portas chorou a morte de Lúcia no segundo funeral, acto não muito bem recebido pelos familiares da Irmã. A verdade è que Portas agiu exactamente de acordo com as normas aqui há uns anos impostas por Zé Langonha num comboio qualquer, acho eu que amarelo, nas gloriosas festividades de uma pessoa conhecida. Esta é que era a analogia!
O meu 1º ou 3º post sério... HG